Mais curiosidades sobre a Fibra de PET

O material reciclado mais precioso depois do Alumínio.

O Brasil já é o maior produtor mundial de alumínio reciclado e caminha na mesma direção com a reutilização nobre do PET, a exemplo do que ocorre na Indústria Têxtil.
O fio de poliéster , obtido a partir do PET reciclado, é uma tendência mundial. A Indústria têxtil, que já tem no poliester convencional uma participação expressiva, terá em breve essa fibra, obtida pela reciclagem do PET, presente em quase todos seus produtos.
O PET usado em embalagens é o melhor e mais puro material obtido no craqueamento do petróleo. Tanto é melhor que substituiu quase todas as embalagens de PVC (Cloreto Polivinilico) conhecidas no mercado devido às suas excelentes características mecânicas.
O fio de poliéster reciclado é a mais recente forma de reutilização de embalagens PET, pois a extrusão de fios requer altíssima tecnologia, contra a comum aplicação deste material, como por exemplo, em fundição e sopro em molde. Sua reciclagem como fibra de poliéster resulta em um produto da mesma qualidade do poliéster obtido diretamente do petróleo.
Vale a pena usar tecidos de poliéster obtido de embalagens recicladas – custo viável para reciclagem, fibra de qualidade. Pense: quantas milhares de garrafas deixarão de boiar nos rios, represas e no mar? Isto é compromisso com o meio ambiente.

O Ciclo da Reciclagem na Indústria Têxtil

A garrafa PET reciclada é extrudada e forma uma fibra. O processo de fiação condiciona o material para o processo de tecelagem ou malharia, e, em seguida, vai para a confecção de artigos de vestuário.
O resultado final é um produto de qualidade tão boa quanto aquele que foi confeccionado com matéria-prima não reciclada, mas com uma diferença fundamental: tem um valor social e ecológico agregado sem precedentes.
Consumir produtos reciclados é valorizar a qualidade de vida, uma nova oportunidade de recuperação e equilíbrio ao meio-ambiente e preservar o futuro do planeta para nossos filhos.

Fonte: http://www.budi.com.br/recicla.htm

0 comentários:

Postar um comentário